Sábado, 27 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Newton Lagares Silva

Newton Lagares Silva
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Lagares
Patente/Registro Capitão Aviador / BO-17751
Nascimento 03/05/1916, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Falecimento 10/08/1995, N/D
Função Piloto de Combate
Promoções N/D
Condecorações Cruz de Aviação Fita A com duas estrelas, Cruz de Aviação Fita B com duas palmas, Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Medalha Militar Prata por 20 anos de bons serviços, Mérito Aeronáutico, Distinguished Flying Cross com duas palmas (EUA), Air Medal com duas palmas (EUA), Distinguished Flying Cross (Inglaterra), Cruz de Guerra com palma (França), Cruz de Guerra com palma (Canadá) e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Orlando, Panamá, Suffolk e Itália
Família O pai de Lagares, casou-se com Manuelita Lagares, e tiveram um filho (Newton Lagares). O pai de Lagares, era o Comandante Victor Carvalho e Silva, um Aviador Piloto da Marinha de Guerra Brasileira. Formou-se com a 1ª Turma de Aviadores da Marinha de Guerra Brasileira em 1916. Newton, casou-se em primeiras núpcias com Maria de Lourdes Figueiredo, com a qual teve 03 filhos: Murilo (Arquiteto), Vilma (Paisagista) e Reginaldo (Economista). Casou-se em segundas núpcias, porém não teve outros descendentes.

História

Ao regressar ao Brasil, continuou na FAB em várias funções. Serviu na Base Aérea de Santa Cruz, onde comandou o 1º Grupo de Caça entre 15 SET 1947 e 01 ABR 1948. Por 10 anos foi Subcomandante e Comandante da Base Aérea do Recife, e serviu no Correio Aéreo Nacional - CAN. Reformou-se no Posto de Brigadeiro do Ar. Na sua vida civil, exerceu funções nas companhias Loyde Aéreo Brasileiro, e na CIA Viação Aérea São Paulo (VASP), sempre em funções de vôo e manutenção.

Piloto de combate e Comandante da esquadrilha verde, tendo completado 79 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 31 OUT 44 e sua última em 29 ABR 45. Em 13 MAR 45, substituiu o Major Pamplona como Chefe de Operações de Vôo. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.

No dia 18 de janeiro de 1945,foi imcubido de certa missão em Fornovo do Taro para o cumprimento da qual o Comando-Geral vinha batalhando sem sucesso, a destruiçao de uma ponte, encontrou o objetivo encoberto pelo tempo.Sobrevoou o local durante 45 minutos, até se dissiparem as nuvens, destruiu as pontes e ainda um imenso depósito de munições.